Nossa História

A nossa história é profundamente brasileira

Em nossas garrafas, destilamos histórias, natureza e pessoas. Combinamos o genuíno com o inusitado, e celebramos uma realidade inexplorada, misteriosa nos sabores e sensações. Pronta para ser apreciada.

Do velho, trazemos o novo em um mergulho profundo em nossas raízes.
É o que nos torna únicos.

Da floresta aos braços de Naiá.
Dos sabores e aromas da Amazônia.
Da tradição ao cuidado e o respeito em cada detalhe.
Em nossa essência, existe um Brasil repleto de histórias que queremos compartilhar.

Esta é a natureza íntima pela qual Amázzoni existe. Para criar memórias calorosas e desabrochar o espírito alegre e solar do nosso povo, sempre de maneira respeitosa, despretensiosa e sinestésica, conquistando o mundo com uma receita genuinamente brasileira.

Incrível gin brasileiro, que une cinco botânicos amazônicos, criado em 2015 por Arturo Isola, Alexandre Mazza e o mixologista Tato Giovannoni, e estabelecido no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro.

Inspirações Amazônicas

divider beige

Das águas nasceu a estrela

Da água fresca que nutre a natureza amazônica. Essa água cristalina e impetuosa como o espírito alegre e solar do nosso povo. Dessa água, nasce Amázzoni, a união da tradicionalidade aos aromas inexplorados.

Em uma receita inédita e inusitada, Amázzoni combina botânicos tradicionais, como zimbro, coentro e limão siciliano aos aromas amazônicos e brasileiros da castanha-do-pará, cacau, louro e cipó-cravo.

Como em um encontro de dois mundos, que se abraçam para se tornarem um só.

Como os braços abertos de Naiá, a índia que saía todas as noites à procura de Jaci, o grande guerreiro lunar. Um dia, ainda querendo ser uma estrela no céu de Jaci, Naiá se afoga às margens do rio. E assim, da água doce do rio Amazonas, nasce a vitória régia, uma estrela d’água.

Misturando natureza, pessoas e histórias, Amázzoni nasce para proporcionar ao mundo os acentos escondidos da Amazônia e as essências genuínas de um Brasil ainda desconhecido, contracorrente, orgulhoso dos próprios sonhos e radicado em seu próprio território.

divider beige

Parceria Vem do Xingu

O nosso comprometimento com a Floresta Amazônica vai além de saborear o melhor da natureza e seus aromas. Valorizamos os processos produtivos e artesanais das raízes que vêm da terra. Cada garrafa representa nossa dedicação ao meio ambiente do início ao fim. Por isso, a cada garrafa de Amázzoni vendida, contribuiremos com R$1 para a organização Vem do Xingu, marca administrada pela Rede de Cantinas da Terra do Meio.

Com 12 anos de história, a Rede agrega extrativistas, ribeirinhos, indígenas e agricultores familiares da região do meio do rio Xingu à Transamazônica. A organização é composta por 27 cantinas conectadas a 14 associações comunitárias de 5 Terras Indígenas e 3 Reservas Extrativistas em um território de 9 milhões de hectares, beneficiando diretamente 3045 pessoas.

A rede de cantinas é muito mais do que um arranjo comercial, é uma articulação local que promove a governança territorial, a proteção de florestas e rios e a valorização de diversas culturas tradicionais. Junto às associações e organizações de apoio que a compõem, a Rede também fortalece as lutas pela promoção do bem viver através da educação, da saúde e outros direitos dos povos da floresta.

Aqui é onde tudo começa!

Situada entre os rios e palmeiras imperiais do Vale do Paraíba, interior do Rio de Janeiro, a nossa destilaria é o coração de todo o nosso processo de produção.

Originalmente construída no século dezoito para abrigar uma fazenda de café, o espaço eventualmente foi convertido em uma destilaria de gin, em 2015.

Enxergamos nossa destilaria como um lar onde a magia das combinações acontecem, onde nasce a nossa dose de natureza.

A paixão por aromas intensos, a apreciação por gin e a potência criativa para idealizar um destilado autêntico e inovador uniu nossos fundadores: Arturo Isola, arquiteto e designer italiano radicado no Rio de Janeiro, Alexandre Mazza, artista plástico brasileiro, e Tato Giovannoni, mixologista argentino amplamente reconhecido como um dos melhores do mundo.

Juntos, eles criaram a infusão perfeita entre ingredientes exclusivamente brasileiros e classicos botânicos. Desse encontro, nasceu Amázzoni, destilando o melhor da natureza e das pessoas.

Processo Produtivo

divider beige

Para nós, o processo é tão importante quanto o produto final. 

Prezando pela qualidade e sabor do nosso elixir, utilizamos botânicos 100% naturais, selecionados e inspecionados.

Sem o uso de nenhum tipo de extrato ou essência, os ingredientes são macerados e infusionados separadamente em tanques de inox antes de serem reunidos nos alambiques, um processo único que levou dois anos e muitos testes para alcançar o resultado final.

Homenageando a força das mulheres amazônicas, nossos alambiques são o lar em que misturamos as águas das cachoeiras aos botânicos, e transformamos em nosso néctar genuinamente brasileiro.

Alimentadas e aquecidas pelas nossas caldeiras, os quatro alambiques produzem 750 litros de gin, que são cuidados uma a uma como se fossem os primeiros.

Em nosso processo de destilação, o líquido ferve e evapora até entrar na torre de resfriamento, onde serpentinas de água fria o transformam em líquido novamente.

Após sair do alambique, nosso gin é encaminhado diretamente para as mãos de nossas mulheres guerreiras. Em um processo delicado e cuidadoso, nossas garrafas são supervisionadas uma a uma desde a lavagem ao momento de envase. Tudo para certificar a qualidade e garantir que cada garrafa possa criar experiências extraordinárias.

Estamos comprometidos em manter nosso processo de produção totalmente sustentável. Para isso, realizamos o reaproveitamento de todos os resíduos gerados durante o processo.

Assim, o que sai do processo de destilação é encaminhado para o alambique de retificação, transformando-o em etanol para os veículos da nossa destilaria.

Já a matéria-prima que é utilizada para as infusões, vira o combustível para a caldeira, e junto a madeira de reflorestamento e doações de empresas vizinhas, geram o aquecimento para os alambiques.

Nossas Premiações

Conquistando o Mundo com Experiências Amazônicas

divider beige

Misturando o tradicional às inspirações amazônicas em nossas receitas originais, Amázzoni vem sendo reconhecido nas principais premiações internacionais, como World Gin Awards e San Francisco World Spirits Competition.

Levando histórias e sabores inexplorados para o mundo, todo nosso portfólio conquistou medalhas de excelência. Não é à toa que nossa destilaria foi eleita como Melhor Produtor Artesanal, em 2018.